quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CONTOS AFRICANOS

Os contos africanos são mitos e contos lidos são história que são contados a nós como verdade.
Este texto ressalta a importância dos contos, orais e escritos, para a cultura de um povo, que neste caso os povos africanos. No Brasil essa cultura teve e tem grande influencia pois inspira poetas, músicas, dançarinos, estudiosos mestres, e contadores de histórias.
Os mestres contadores de histórias se reportavam a ela para ensinar vários assuntos sobre religião, história valores que sempre trazia um ensinamento, energia e capacidade para transformar o mudo.
Essa cultura africana auxilia tanto homens, mulheres crianças que integram suas origens e passam de geração em geração. Como escreve Celso Sisto.
"O homem já nasce praticamente contando histórias. está inserido numa história que o antecede e com certeza irá sucede-lo.
Essas narrativas são encontradas hoje em livros, jornais e rede informatizada, elas podem ser associadas a critica literária.
Atualmente encontramos livros que retomam traços da cultura negra tais como: a capoeira, dança, na verdade não existe apenas uma África, mas incontáveis ricas em histórias e tradições, de norte a sul, cada uma com suas crenças e religiões, quanto a cultura africana impregnou-se na cultura brasileira.
A riqueza étnica é impressionante responsável por uma herança cultural e artística, talvez uma das maiores riquezas, de história de vida, contos mitos e valores organizada para contribuir no ambiente escolar, que contribui para falar, ler escutar, destacando os fundamentos para a convivência e o exercícios da cidadania na atual sociedade.
Incentivar ao aluno a pratica da pesquisa, discutindo e elaborando junto e coletando depoimento de pessoas e das famílias e comunidade. Que importa é a valorização e investigação na construção de uma cultura, e a oportunidade de um espaço de valorização dos saberes, trocas e descobertas.
Mantendo as tradições africanas e afro-brasileiras mostra-se fundamental pensar com a comunidade escolar com compromisso, desta salienta-se o trabalho interdisciplinar e os projetos políticos pedagógicos e nos currículos das escolas, compartilhar vivências e saberes. Trata-se de escutar a voz do outro, respeitando as diversidades de culturas existentes em nossa sala de aula no dia- a- dia, alunos que cada vez mais interpretam, contos,e compartilham conhecimentos, valorizando e estimulando os currículos escolares e a aprendizagem dos educandos.

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